Conta-se que o escravo João Antão se apaixonou pela filha do patrão, Sr. Junqueira da fazenda campo alegre. Para não sofrer ou se engraçar com a moça fugiu da fazenda e se escondeu numa gruta ( no sec.XVIII) se alimentando de frutas, da caça e da pesca. Num dia ao ao acordar viu um clarão e um velho de vestes brancas apareceu diante dele. Após ouvir a historia do escravo o velho entregou-lhe uma carta. Essa carta tinha que ser entregue ao patrao qual o perdoaria e lhe daria a liberdade. Ao ler a carta, Junqueira ficou impressionado com a boa caligrafia , redação e a qualidade do papel, fatores inusitados naquela epoca. Após perdoar Joao Antão, o fazendeiro foi a gruta, na esperança de encontrar o tal velho. Chegando lá encontrou apena a imagem de madeira que acreditou ser do apóstolo São Thomé. O capitão levou a imagem para casa, porém esta sumiu e reapareceu na gruta . Isso ocorreu por diversas vezes até que a sua esposa construiu uma capela ao lado da gruta para oração. Em 1785 foi erguida a igreja matriz que deu origem a cidade de São Thomé. É das letras pq dentro da gruta existe várias pinturas rupestres que ainda não foram bem estudadas.
Fizemos uma trilha na crista da serra até o Pico do Gavião, um percurso de aproximadamente 21 kms. As montanhas sao de quartzito, cujas´pedras são extraídas para utilização em pisos. Seguem algumas fotos da região:
O ponto mais alto da serra é o Pico do Gavião. Área de dificil acesso e acesso restrito, por ser zona de treinamento militar.
então menina, estive aí há uns dez anos ou mais.
ResponderExcluircom certeza não andei isso tudo, mas subí na tal pedra de onde as pessôas se "comunicam com os ets". hay que estar muy borracho ou muy cheirado, ou muy fumado para hacer el gran contacto. yo no he hecho.
mas a cidadezinha é uma delícia, né?
beijão, té o próximo.
zeza.