quinta-feira, 14 de junho de 2012

PARQUE GEOLÓGICO DO VARVITO - ITU/ SP


Varvito não é o dono do parque e sim um tipo de rocha sedimentar, formada por deposição de lâminas ou camadas de sedimentos no fundo de um lago glacial. O tempo para a deposição de cada lâmina é de um ano. Cada lâmina é na verdade formada por duas porções: uma mais clara e mais espessa composta por arenito ou siltito e a outra mais escura e fina formada por siltito ou argilito.
O parque tem 44 mil m²,onde é possível observar a formação do varvito há 260 milhões de anos, através da deposição de sedimentos no fundo de um grande lago GLACIAL.

formação lamelar muito interessante, parece que foram cortadas pefeitamente.....

A coloração das pedras 


A palavra varvito é derivada da palavra varve . Palavra de origem sueca que significa depósitos sedimentares chamados sazonais.
O varvito de Itu faz parte das rochas sedimentares depositadas na Bacia do Parana, que cobre principalmente o sudeste e o sul do Brasil. Esse conjunto de rochas , que recebe o nome de GRUPO ITARARE, contem evidencias geologicas de uma era glacial muito antiga. Nessa epoca um enorme manto de gelo cobriu parte da América do Sul que então estava situado mais perto do polo sul. A duração dessa glaciação foi muito longa , provavelmente de 30 milhões de anos.
Apesar do Brasil ser um país tropical, ha indicios de que já ocorreram pelo menos cinco idades glaciais.,

Lago glacial muito profundo.

Existe diferentes espessuras de camadas...Uma contagem incompleta das camadas do varvito chegou a mais de 300 , o que correponde a mais ou menos 300 anos de duração do lago. O numero total de camadas é dificil de estabelecer pq na parte superior dos paredões a rocha está decomposta....As camadas mais grossas refletem épocas com mais quantidade de agua de degelo e sedimentos por ela transportados. São camadas com maior quantidade de arenito

Essa porção mais escura é a mais fina e se destaca facilmente da camada subjacente....tem maior quantidade de siltito...



As vezes pedras grandes precipitam no fundo do lago, mas as camadas sedimentares continuam a se formar...


as pedras utilizadas são de camadas onduladas  provavelmente originadas por águas correntes ou por ondas  na superficie do lago.
A extração do varvito constituiu importante atividade economica, onde desde o seculo XVIII é utilizado coo revestivmentos e pisos de residencias , calçadas e edificios publicos.O parque do varvito fica mais ou menos no Km 28 da rodovia  Santos Dumont ( antiga rodovia do açucar) em Itu. a entrada é gratis. 

3 comentários:

  1. FUI VÁRIAS VÊZES PRA ITU E NÃO SABIA DE NADA DISSO.
    MUITO INTERESSANTE, MAS INFELIZMENTE, SE CONTINUA SENDO COLETADO PRA COMERCIALIZAÇÃO, CHEGA UMA HORA, PERDE-SE O REGISTRO DE FORMAÇÃO TÃO IMPORTANTE. PENSO EM CARRARA TAMBÉM.
    ATÉ QUANDO?
    ADOREI AS FOTOS E A AULA.
    BEIJOCA.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o post e as fotos. Nunca tinha ouvido falar deste lugar. Um dia desses quero conhecer =)

    b-Jú

    ResponderExcluir
  3. Gostei do post. Já fui uma vez no Varvito, mas faz muito tempo. Deu vontade de ir de novo!

    ResponderExcluir