O povo atacameno, segundo pesquisas do Padre Le Paige que realizou um estudo arqueológico profundo, recolhendo diversos objetos indígenas, tem uma história de 12.000 anos de civilização. No museu há uma quantidade superior a 380.000 amostras de objetos arqueológicos como: cerâmicas, vestimentas, utensilios em metais, madeiras, tecidos .....Inicialmente, habitaram uma vasta região: noroeste da Argentina, sudoeste da Bolivia, sul do Peru e sul e centro do Chile. Posteriormente, ficaram restritos ao centro do Chile , na região de Sao Pedro do Atacama. Esse povo primitivo passou por todas as etapas evolutivas desde a domesticação de plantas e animais, preparando seus utensílios de caça.... Viviam da criação de animais vicunha, guanaco, lhama ...de onde aproveitavam tudo desde lã, carne, ossos, couro....O idioma utilizado é o CUNZA de onde provem o nome Atacama (Cabeceira do País). Pelas múmias encontradas, eles acreditavam na vida pós morte, uma vez que juntamente com o corpo enterravam objetos pessoais. Os Incas dominaram a região em 1450, mas logo em 1540 chegaram os espanhois. Os atacamenos foram influenciados pela cultura Tiawanaku, pelos Incas e pelos espanhois. Não ofereceram praticamente nenhuma resistencia aos espanhois que chegaram a cavalo (NUNCA TINHAM VISTO CAVALOS) e com armas de fogo. Todos os caciques foram decapitados em Pukará de Quitor. O conquistador espanhol foi Pedro de Valdiva que depois seguiu para o sul e fundou SANTIAGO. O povo do Atacama é cristão mas oram também por Pachamama (mãe terra).
Cerâmicas encontradas nas ruínas de Quitor. O interessante são esculturas de rostos nos vasos....Essas construções datam do sec. XII.
com uma colherzinha colocavam nesses pratinhos .....e aspiravam pelas narinas com os tubos nasais...
No povoado de Socaire é possível saborear o prato típico preparado por uma atacamena . Arroz, batata roxa, quinua e carne ensopada (lhama ????)
No povoado de Machuca onde as pessoas ainda não estão muito acostumadas com turistas, e possível saborear empanadas fritas com queijo de cabra. Simplesmente, uma delícia!!!! As cozinheiras muito tímidas não permitiram ser fotografadas...
SABIA QUE TINHA MAIS.
ResponderExcluirE QUE LIÇÃO DE HISTÓRIA!
ADOREI AS FOTOS E OS FATOS.
BEIJÃO.