PICO QUEIXO D'ANTA
O Pico Queixo d'Anta com seus 1.712 m de altura, está localizado na Serra da Mantiqueira, no distrito de São Francisco Xavier, que pertence ao município de São José dos Campos. A trilha tem um percurso de 6 km no total, no meio da Mata Atlântica. No início a trilha é aberta, mas vai se fechando e se tornando bem íngreme. A subida é bastante difícil e interminável. Ainda bem, que há várias raízes e troncos de árvores que ajudam na escalada. Mas, é preciso descansar, de vez em quando, porque as cãimbras começam a atrapalhar. Há muitas flores e bromélias no caminho. Os líquens são tão vermelhinhos e estão em grande quantidade. Subindo devagarinho, logo o visual começa a compensar o esforço. Subimos o rochedo e descemos do outro lado com uma corda para chegar num outro ponto, onde o visual de quase 360° foi puro deslumbramento. Simplesmente, fantástico!!!!! Foram 700 metros de desnível. Não poderia deixar de escrever o meu nome e a data no livro de registro, que fica lá no pico dentro de uma caixa metálica. Subir é difícil, mas descer também é. Quem tem problemas no joelho sofre um pouco. Foram quase três horas para subir e duas para descer. Um outro desafio é entrar na bica de água gelada lá da chácara. Estava congelante!!!!mas, toda a dor do corpo vai embora.
Este é o Pico Queixo d"Anta com 1712 m de altitude. A trilha foi no meio desta mata, subindo e contornando o pico, até chegar no topo rochoso.
Hora de lanchar e repor as energias (sanduíche natural, suco, barra de cereal, maçã, chocolate e etc.).
Chegando na chácara onde ficaram nossos pertences, tomamos um banho congelante e revigorante. A água estava muito, muito, mas muito, gelada mesmo!!!!!e pronta para a próxima.
Acho que o guia está equivocado quanto aos 100% de oxigênio na realidade significa que o ar é puro. A concentração de oxigênio no ar é em torno de 20.9% se não me engano.
ResponderExcluir