segunda-feira, 13 de outubro de 2014

TRILHA DA CACHOEIRA DO ELEFANTE - Mogi -Bertioga

Saímos, às 7h15 da manhã, de São Paulo em direção a Mogi das Cruzes. Pegamos a Rodovia Mogi-Bertioga muito congestionada. No km 81, descemos da Van e iniciamos a trilha pela mata. Essa trilha é aberta e calçada com pedras, provavelmente da época do império. Uma descida bastante forte, em alguns trechos as raízes servem de degraus . Muitas árvores caídas, formando obstáculos. Cruzamos o rio uma vez e depois caminhamos  paralelamente a ele.  Foram quase 10 km de descida, as vezes intermináveis. Mas, no final o que vimos, foi de tirar o fôlego. A cachoeira do elefante com um imenso volume de água, numa queda de 80 metros de altura, formando uma névoa deliciosa. Havia dois locais seguros para tomar banho e  receber uma massagem nas costas. A água gelada e a massagem nas costas, tira todo o cansaço e revigora. Após o descanso, seguimos em direção ao Rio Itapanhaú rezando pois, caso o rio estivesse cheio, teríamos que retornar pelo mesmo caminho. Ainda bem, que deu para cruzar o rio. No final fizemos uma escalaminhada de 40 minutos, bastante cansativa.  Chegamos na rodovia novamente, já no Km 86, para pegar a Van e retornarmos a São Paulo.  E aqui fica a frase que li e adoro: " A vida começa onde termina o asfalto".

Saída e início da descida, no km 81 da rodovia Mogi-Bertioga

a trilha é aberta e muitas vezes calçada com pedras

as vezes há obstáculos a transpor,

flores e cantar dos passaros presentes ao longo da trilha,

fizemos apenas uma travessia de rio na ida.

as descidas em alguns trechos, bastante dificeis,

após quase 11 km de descida forte, eis a maravilha. A cachoeira do elefante imensa, numa queda de 80 metros.

em dois locais era possível entrar e tomar uma cachoeirada deliciosa.

Após o descanso, retornamos e cruzamos o rio Itapanhaú. Ainda bem que estava raso.

um breve descanso,

um sapinho albino, imperceptível se não prestar atenção.

Depois de uma escalaminhada de 40 minutos de tirar o fôlego, chegamos na rodovia novamente, no km 86. A neblina já tomava conta do local. Cansativa, mas valeu visitar e tomar banho de cachoeira. Renovar as energias e começar a semana!!