O Convento de la Popa está localizado no ponto mais alto da cidade de Cartagena das Índias, a
150 metros acima do nível do mar. Popa porque o formato do morro lembra a popa do navio. Este
convento também é conhecido como Convento de Nossa Senhora de Candelária, fundado em 1609.
Dizem que antes da construção do convento, havia um santuário clandestino cujo Deus era chamado de Buziriaco ou Cabro Uri qual lembrava uma cabra. Era adorado pelos negros e pelos índios, mas segundo a lenda, o Frei Alonso de la Cruz Paredes recebeu uma mensagem, da Virgem Maria, em sonho, para que ele construísse um mosteiro no lugar mais alto de uma cidade costeira. Assim, ele chegou em Cartagena e jogou o Busiriaco colina abaixo, construindo no local o mosteiro em homenagem a Nossa Senhora da Candelária, padroeira da cidade. A imagem da Santa está no altar de ouro dentro da capela e muitos católicos que recebem a graça ou cura de enfermidades, fazem uma réplica em ouro do corpo, membros ou partes do corpo curado e oferecem a Virgem.
Do mosteiro é possível ter uma vista panorâmica de toda a cidade. Mas, para chegar lá o melhor é pegar um táxi e pedir para o motorista aguardar. Há muitos táxis em Cartagena, não há taxímetros, portanto é necessário negociar o preço antes da viagem. Vale a pena e é muito barato.
1961.
É interessante conhecer a história local, o medo das pessoas... A construção do Convento foi muito conturbada por tempestades, chuvas,relâmpagos e ventos fortes, que segundo o povo foi por sabotagem do Deus Buziriaco, que foi jogado colina abaixo para a construção do Mosteiro da Santa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário