Joanópolis está localizada a 120 km de São Paulo, pela Rodovia Fernão Dias. Fica num vale, cercada pelas altas montanhas da Serra do Lopo. É considerada um manancial de águas, devido a importantes nascentes de rios. Distante 2 km do centro, há a represa Jaguari-Jacareí, com 50 km2. Devido a falta de chuva deste ano, ela está totalmente seca. Ela faz parte do Sistema Cantareira, que abastece a cidade de São Paulo. Inclusive no leito há muito mato. A cidade fazia parte da Rota dos Bandeirantes, que iam para Minas Gerais. A fundação da cidade foi em 1878, com a edificação da Igreja de São João do Curralinho. É conhecida como Terra do Lobisomem. Dizem que quem nasce virado para a lua tem muita sorte, principalmente na lua cheia quando o lobisomem aparece. Aqui o lobisomem traz sorte e não azar. Há até trilhas noturnas com a lua cheia para tentar encontrá-lo. A imaginação corre solta!!! Mas, o que mais atrai os turistas mesmo é a belíssima Cachoeira dos Pretos, que fica a 18 km do centro. A estrada é totalmente asfaltada. A cachoeira despenca de uma altura de 154 m, formando várias corredeiras e piscinas, onde é possível entrar e se refrescar nas águas geladinhas. No local, há estacionamento (R$ 5,00) , sanitários, restaurantes, cafeteria, doces da fazenda e etc.
Nos hospedamos no centro de Joanópolis, numa pousada muito simples, mas agradável. É o Casarão da Tuca. Diária com café da manha de R$ 90,00. Telefone: 45397217 ou tucaguima@hotmail.com
A Cachoeira dos Pretos. Dizem que alguns escravos pularam lá do alto, para alcançar a liberdade. A cachoeira é muito alta, mas é difícil fotográ-la. Não é mais permitida a trilha para subir lá no alto, uma vez que neste ano já ocorreram dois acidentes fatais com turistas.
Aqui era a represa de água do sistema Jaguari- Jacareí. Esta totalmente seca e com o fundo cheio de mato.
Este é o Casarão da Tuca onde nos hospedamos por um dia. Fica bem no centro histórico da cidade. Mas, o lugar é bem sossegado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário