Saímos bem cedo de Split em direção a Rijeka e no caminho, após 27 kms, chegamos em Trogir.
Trogir é uma cidade histórica, localizada numa pequena ilha, com 13.322 habitantes, separada do continente por um canal. Ela foi fundada no seculo III a.C e teve várias ocupações. A maior ocupação foi do governo de Veneza que começou em 1420 e terminou com a queda de Veneza em 1797. Daí a grande influência veneziana na região. A cidade faz parte do Patrimônio da Humanidade da UNESCO desde 1997, uma vez que num pequeno território de 2.300 anos de história, reúne palácios, torres, fortalezas e igrejas antigas.
O centro medieval de Trogir constitui o complexo românico-gótico mais bem preservado do Adriático.
Segundo historiadores, a gravata usada pelos homens elegantes, teve a sua origem na Croácia. Inclusive a palavra é derivada de "cravate" que é uma palavra francesa, derivada de croata. No ano de 1680 um regimento militar croata passou por Paris, na guerra dos trinta anos, usando um lenço amarrado ao pescoço. Esse adereço virou moda na França, sendo usado pela nobreza e o rei Luiz XIV foi um dos adeptos da moda.
Forteleza do Camerlengo do sec. XV (420) construída quando Trogir fazia parte da Republica de Veneza, para defender o canal e o porto muito importante para a época.
na feira vende-se de tudo....uma delícia ...frutas secas, compotas, queijos, condimentos, frutas frescas......
Nenhum comentário:
Postar um comentário