domingo, 29 de julho de 2012

PARQUE DE LAVRAS - Salto /SP


Lavras foi a segunda usina hidrelétrica construída no leito do rio Tietê, inaugurada em 1906. Nos fins do sec.XIX e início do XX,  a região era altamente produtiva. Em Itu , a agricultura era próspera na produção de café , algodão e açucar e na região de Salto, foram  instaladas as primeiras fábricas de tecido e papel, junto ao leito do Rio Tietê. Infelizmente, essa usina durou muito pouco , pois em 1929 houve um grande enchente que  inundou a casa das máquinas , comprometendo os equipamentos. Ela ficou sete anos sem funcionar e foi desativada totalmente em 1935. Localizada numa extensa area verde , hoje é um parque histórico e paisagistico muito bonito. A região é riquissima em granito rosa e avermelhado que foi explorado e utilizado nos altares da Catedral da Sé, Basilica de Aparecida do Norte, arco da Bolsa do Café etc.
O local onde está situada a cidade de Salto era uma fazenda particular, que pertencia ao capitao Antonio Vieira Tavares e sua mulher, Maria Leite.Como ele era devoto de Nossa Senhora de Monte Serrat ,e tinha dificuldades para se locomover até a cidade de Itu, para assistir as missas , ele construiu uma capela em homenagem a santa em 1698, ano da fundação da cidade. Em 1700 ,o casal doou as terras à capela dando inicio ao desenvolvimento do municipio.
Em sua homenagem foi construido um monumento de 30metros de altura  com a imagem da Nossa Senhora do Monte Serrat, em 1980.  É a segunda maior imagem sacra do país. Do alto é possivel ter uma visão do parque de Lavras em toda a sua extensão. Dentro da imagem há uma pequena capela, onde se guarda os restos mortais do fundador da cidade Capitao Antonio Viera Tavares e a réplica da primeira imagem trazida para Salto.

Segunda usina hidreletrica  consttruida no rio Tietê

Casa das máquinas ..

O rio Tietê ,atualmente , poluído e fedido..

lixos trazidos pelas águas do rio, resultante da ignorância humana.....

quantidade de espuma na água....assustador...

turbina utilizada na época ....1906 até 1935..

região rica em granito roseo e vermelho...


monumento a padroeira da cidade. Nossa Senhora do Monte Serrat.( foi encontrada a imagem da santa numa caverna situada numa montanha, cuja forma lembra uma serra de dentes agudos, proximo a Barcelona, no ano de 546)

Do alto do monumento, temos esta vista do parque..


Relogio do sol. Pela projeção da sobra é possivel saber o horario solar....

Relogio do sol localizado no alto de Machu Picchu.(1.400)

Relogio do sol em Santo Domingo na Republica Dominicana.

Um comentário:

  1. AMEI SABER QUE SALTO, CIDADE ONDE JÁ ESTIVE MAIS DE UMA VÊZ, TEM ATRATIVOS DE CIDADE TURÍSTICA, ALÉM DAS ÁGUAS. NADA COMO SABER EXPLORAR UMA REGIÃO.
    A MOCINHA TÁ FICANDO EXPERT NO ASSUNTO.
    ME DEU VONTADE DE VOLTAR E CONFERIR TUDO.
    ABRAÇÃO.

    ResponderExcluir