Um dos passeios mais impressionantes na região do deserto do Atacama é este: GEISERS DEL TATIO.
Acordamos as 3 horas da manhã pq a Van ía nos pegar no hotel as 4 horas. Os geisers estão localizados a 99 km de São Pedro do Atacama na cordilheira dos Andes., numa altitude de 4.320 mts. Através de várias fissuras na crosta terrestre o vapor de água sobe a superficie numa temperatura de 85°C. Nessa região ao amanhecer, a temperatura está sempre abaixo de zero ,o que provoca um espetáculo impressionante e maravilhoso, gerados por violentos fluxos de vapores, que se elevam até 10 metros de altura. Numa extensao de 3 km², há 40 geisers, 70 fumarolas e 60 termas. É necessário caminhar muito lentamente pq o ar é muito rarefeito. A cada 1000 mts de altitude que subimos temos menos 10% de oxigenio, portanto estávamos com menos de 60 % de oxigenação.
Chegamos no campo geotérmico a -4° C. Estava muito frio , mas a vista era impressionante.... vários pontos de fumarolas saindo da superfície da terra.
Juntamente com os vapores saem também outras substancias minerais, formando o que eles chamam de geiserite...
Segundo o guia que nos acompanhou esse verde na borda do geiser são vegetais que aguentam altas temperaturas e que vem de dentro da terra...
também saídos de dentro da terra..
Após a caminhada pelos geisers os guias nos ofereceram o café da manhã. Num dos buracos grandes eles colocaram as caixinhas de leite, achocolatado e 2 duzias de ovos para cozinhar....
Após o café saimos em direção a piscina natural termal. A água é bem quente e fica ao ar livre. É preciso ter coragem para tirar a roupa no frio... mas a agua é tão quentinha e convitativa, que não resistimos. O lago é raso, mas é preciso tomar cuidado pq no fundo tem buracos pequenos com saída de agua quente . Ao sair é preciso ser bem rápido pq o frio é terrível....Deixei a roupa ajeitada para poder vestir rapidamente. Tirei as duas calças juntas para poder vesti-las de uma só vez....
Voltando para São Pedro do Atacama, passamos por Machuca, um povoado atacameno que contem apenas alguns habitantes ,que vivem da criação de lhamas, vicunhas... , fabricação de queijo e atividades agricolas. Também é possivel degustar as empanadas de queijo de cabra, que são deliciosas..e..fritas na hora.
Os animais criados pelos atacamenos do povoado. As nativas são tão envergonadas que não deixaram ser fotografadas. O turismo está começando na região. O povoado tinha sido abandonado e agora estão retornando devido a vários projetos do município de Sao Pedro do Atacama.
APESAR DO SUFÔCO DE ACORDAR CÊDO,A TREPIDAÇÃO DO CAMINHO (FIQUEI COM NÁUSEA), UM FRIO MAIOR DO QUE NA TRAVESSIA DOS ANDES, É UM ESPETÁCULO MARAVILHOSO. USEI O OVO COZIDO PRA ESQUENTAR AS MÃOS QUE ESTAVAM CONGELANDO.
ResponderExcluirNÓS SOMOS PRIVILEGIADAS DE PODER VIVENCIAR EXPERIÊNCIA TÃO DESLUMBRANTE.
QUE DEUS NOS PERMITA OUTRAS.
ABRAÇÃO.
Essa altitude nao é fácil....senti um pouco de falta de ar . Também com menos de 60% de oxigenio, só alpinista experiente não sente nada. bjs.
ResponderExcluir