sexta-feira, 18 de maio de 2012

GEISERS DEL TATIO - Sao Pedro do Atacama


Um dos passeios mais impressionantes na região do deserto do Atacama é este: GEISERS DEL TATIO.
Acordamos as 3 horas da manhã pq a Van ía  nos pegar no hotel as 4 horas.  Os geisers estão localizados a 99 km de São Pedro do Atacama na cordilheira dos Andes., numa altitude de 4.320 mts.  Através de várias fissuras na crosta terrestre o vapor de água sobe a superficie numa temperatura de 85°C.  Nessa região ao amanhecer, a temperatura está sempre abaixo de zero ,o que provoca um espetáculo impressionante e maravilhoso, gerados por violentos fluxos de vapores, que se elevam até 10 metros de altura.  Numa extensao de 3 km², há 40 geisers,  70 fumarolas e 60 termas. É necessário caminhar muito lentamente pq o ar é muito rarefeito. A cada 1000 mts de altitude que subimos temos menos 10% de oxigenio, portanto estávamos com menos de 60 % de oxigenação.

Chegamos no campo geotérmico a -4° C. Estava muito frio , mas a vista era impressionante.... vários pontos de fumarolas saindo da superfície da terra.


Tem fissuras de vários tamanhos.... de alguns saem somente vapores, de outros água fervendo....


Juntamente com os vapores saem também outras substancias minerais, formando o que eles chamam de geiserite...

Segundo o guia que nos acompanhou esse verde na borda do geiser são vegetais que aguentam altas temperaturas e que vem de dentro da terra...

Várias pedrinhas ao redor da boca do geiser.....
 também saídos de dentro da terra..
O frio e a altitude nos deixam um pouco cansada, mas a beleza da regiao compensa....

Após a caminhada pelos geisers os guias nos ofereceram o café da manhã.  Num dos buracos grandes eles colocaram as caixinhas de leite, achocolatado e 2 duzias de ovos para cozinhar....

Os ovos dentro do saco plástico....

O nosso café da manha e o dia já claro....

O ovo ficou bem durinho e o achocolatado bem quente.....uma delícia.

Após o café saimos em direção a piscina natural termal. A água é bem quente e fica ao ar livre. É preciso ter coragem para tirar a roupa no frio... mas a agua    é tão quentinha e  convitativa, que não resistimos. O lago é raso, mas é preciso tomar cuidado pq no fundo tem buracos pequenos com saída de agua quente . Ao sair é preciso ser bem rápido pq o frio é terrível....Deixei a roupa ajeitada para poder vestir rapidamente. Tirei as duas calças juntas para poder vesti-las de uma só vez....


Voltando para São Pedro do Atacama, passamos por Machuca, um povoado atacameno que contem apenas alguns habitantes ,que vivem da criação de lhamas, vicunhas... , fabricação de queijo e atividades agricolas. Também é possivel degustar as empanadas de queijo de cabra, que são  deliciosas..e..fritas na hora.

Igreja do povoado. Todas as cabanas tem uma cruz no telhado de sapé.

Os animais criados pelos atacamenos do povoado. As nativas são tão envergonadas que não deixaram ser fotografadas. O turismo está começando na região. O povoado tinha sido abandonado e agora estão retornando devido a vários projetos do município de Sao Pedro do Atacama.

2 comentários:

  1. APESAR DO SUFÔCO DE ACORDAR CÊDO,A TREPIDAÇÃO DO CAMINHO (FIQUEI COM NÁUSEA), UM FRIO MAIOR DO QUE NA TRAVESSIA DOS ANDES, É UM ESPETÁCULO MARAVILHOSO. USEI O OVO COZIDO PRA ESQUENTAR AS MÃOS QUE ESTAVAM CONGELANDO.
    NÓS SOMOS PRIVILEGIADAS DE PODER VIVENCIAR EXPERIÊNCIA TÃO DESLUMBRANTE.
    QUE DEUS NOS PERMITA OUTRAS.
    ABRAÇÃO.

    ResponderExcluir
  2. Essa altitude nao é fácil....senti um pouco de falta de ar . Também com menos de 60% de oxigenio, só alpinista experiente não sente nada. bjs.

    ResponderExcluir