segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

FLORESTA NACIONAL DE IPANEMA (trilhas)- Iperó - S.P

A floresta Nacional de Ipanema está localizada a 125 km de S.Paulo na cidade de Iperó. Faz divisa com Araçoiaba da Serra e Capela do Alto. O colonizador Afonso Sardinha chegou a essa região em 1589 a procura de escravos (indios) , ouro e prata. Devido a grande quantidade de minerio de ferro na região, D.João VI em 1810 mandou construir a primeira fabrica de ferro do Brasil. Este é o portão da entrada da fábrica de ferro que data de 1865 chamado de PORTAO MONUMENTAL.

A região era habitada pelos indios tupis e guaranis. Os monitores da floresta são chamados monitores tupiniquins que são os responsaveis pelas informacões culturais, acompanhamento nas trilhas.... É possivel fazer duas trilhas na mata e uma trilha historica . A vegetação é de mata atlantica e cerrado.


Chegando a vila onde moravam os trabalhadores da fábrica de ferro.

As primeiras fundiçoes realizadas na fabrica foram 3 cruzes. Esta que está na vila, outra que está no mirante a frente e a outra está em Sorocaba.



Esta é a trilha da pedra santa onde caminhamos ora beirando um paredão de pedras e ora em mata

Aqui é a gruta onde viveu o monge italiano Giovani Augustine por vários anos. Ele foi expulso da fábrica pq os fundadores eram protestantes. Tinha como objetivo ajudar o povo e os escravos.Até hoje não se sabe do seu paradelo , ele simplesmente desapareceu do local ...

Ele se alimentava de frutas silvestres e alimentos que o povo lhe trazia....

Subindo os paredões e mais adiante chegamos no mirante.

A segunda cruz que está no mirante , uns dos ptos mais alto da trilha da pedra santa.




Monumento construido para o Visconde de Porto Seguro , o primeiro historiador do Brasil, nascido em Ipanema. Viveu toda a infancia na região e foi estudar na Europa. Seu nome era Francisco Adolfo Varnhagen.


Apesar do desejo dele ser enterrado no lugar mais alto da floresta, seus restos mortais nao estão no monumento e sim no cemiteriode Sorocaba.

Pela trilha encontramos essa figueira secular, simplesmente fantastica.

Casa do administrador da Real Fabrica de Ferro Carl Gustav Hedberg, onde se hospedou por quatro vezes o imperador D.Pedro II.

Aqui também foi fundido este portão chamado portao da Maioridade de D.Pedro II. Está localizado na casa da guarda (1811) .

Casa da Guarda onde se guardav a sal, acuçar, polvora e objetos produzidos na fabrica.

Casa das armas (1865) onde foram fabricados arames,pregos, espadas, baionetas e armas usadas na guerra contra o Paraguai


Forno de Mursa . Não chegou a ser usado. Atingia temperatura de 1.200 graus celsius.

Fornos geminados onde foram fundidas as tres cruzes e outros objetos da época.

Um comentário: