quarta-feira, 8 de julho de 2015

TRILHA NO CÂNION DO ITAIMBEZINHO - APARADOS DA SERRA -Rio Grande do Sul

                                                         


                                                     CÂNION DO ITAIMBÉZINHO

              O Parque Nacional do Aparados da Serra foi criado em 1959. Neste parque está localizado o Cânion do Itaimbézinho. Tem 5,8km de extensão e paredões íngremes com várias cachoeiras. O Véu da Noiva despenca de uma altura de 720 m. Nessa região, além da beleza natural, ela registra fatos históricos. Em meados do século 19, foi um dos cenários mais importantes das batalhas da Guerra dos Farrapos, abrigando personagens importantes como Giuseppe e Anita Garibaldi.
        Neste parque dá para fazer duas trilhas autoguiadas no mesmo dia: a Trilha do Cotovelo e a Trilha do Vértice. A entrada do parque fica entre as cidades de Praia Grande em Santa Catarina e Cambará do Sul no estado do Rio Grande do Sul. Nos hospedamos em Cambará do Sul, pois nossa intenção era também conhecer o Parque da Serra Geral. Ficamos na Pousada Aparados, numa ótima localização e excelente atendimento.
     
                                                        TRILHA DO COTOVELO

             É uma trilha de 3 horas de caminhada com 6 km de percurso, de nível fácil, bem sinalizada e aberta. Não há obstáculos a transpor e beirando os precipícios há cercas de proteção e mirantes. Na  trilha há muitas araucárias remanescentes da Floresta de Araucárias. Beirando os cânions a vegetação predominante é de gramíneas.

inicio da trilha do cotovelo e as araucárias. Para quem não sabe, é a árvore  cujas sementes são os pinhões.
 pinha e os pinhões.


a trilha é aberta e bem sinalizada. Não vi animais silvestres, mas havia algumas vaquinhas no caminho.

É um abismo assustador.


Muito linda a paisagem, parece esculpida com talhadeira. Segundo os geólogos, era uma crosta de basalto que sofreu uma rachadura, formando esse paredões verticais. Fizemos a trilha na parte superior, mas pode ser feita na base, através do Rio do Boi (esta trilha é acessada pela cidade de Praia Grande)

As paredes são bem verticais, parecem cortadas. A vegetação é de Mata Atlântica e Floresta de Araucária. No topo a vegetação é de gramíneas.

Segundo um guia, as araucárias fêmeas são assim abertas como um guarda-chuva. Os machos são mais fechados e arredondados.

A cachoeira despenca de uma altura enorme.

TRILHA DO VÉRTICE


Retornamos pelo mesmo caminho. Chegando ao centro de informações, seguimos para a Trilha do Vértice, que sai ao lado do mesmo. Uma trilha fácil e de 1 hora de caminhada.
.A parte inicial da trilha é com piso de concreto.

Os galhos e troncos das árvores são revestidos pela vegetação denominada barba de bode, muito interessante. Parece que é para proteger do frio da região.

O nevoeiro já começou a subir, mas mesmo assim conseguimos visualizar os cânions.

Cachoeira do Véu de Noiva

Nesta foto a barba de bode é mais visível.

Outra vista da cachoeira com grande volume de água.

Muito lindo o visual, vale a pena visitar. Mas julho não é o melhor mês para isso. É muito frio!!!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário