segunda-feira, 30 de abril de 2012

TRILHA DOS MONUMENTOS HISTORICOS/ CAMINHOS DO MAR

                                                                                                                                                                                                A trilha dos monumentos históricos é uma trilha de nivel médio, com percurso de 9 km de descida em asfalto e em calçada de pedras. É autoguiada, com presença de monitores em pontos estratégicos e pode ser agendada pelo fone (13) 33724114 / 33723307. O caminho dos tropeiros no inicio era feito através das trilhas na mata atlantica (caminho dos tupiniquins),em 1661 o governador da capitania de S.Vicente mandou construir a estrada do mar para passagens de carroças e carruagens. E em 1792 o então governador da capitania, Bernardo José Maria Lorena, mandou pavimentar o trecho da serra do mar com granito, Em 1846 a estrada da maioridade (maioridade de D.Pedro II) é construida para facilitar a passagens de transportes maiores pq a calçada do Lorena tinha em média 1 metro de largura A estrada da maioridade em 1913 é reformada e macadamizada para permitir a passagem também de automovéis e facilitar o escoamento da produção de café para o porto de Santos. Logo após, a estrada foi asfaltada permitindo a passagem de caminhões com motor à explosão sendo considerada a primeira estrada asfaltada da América Latina. Hoje é conhecida como Estrada Velha do Mar. Para comemoração do centenário da independencia (1922), foram construidas ao longo da estrada, varios monumentos historicos, pelo então presidente Washington Luis.

Fizemos duas vezes esta trilha. uma com neblina e outra com muito sol. Fizemos uma pela mata que será postada após.

Após pequeno percurso já nos deparamos com uma construção de pedras denominado POUSO PARANAPIACABA.  Construida como já disse em 1922 para parada dos carros durante a viagem pelo caminho do mar. O nome paranapiacaba significa local onde se vê o mar.

Realmente, é um mirante com várias janelas em arcos e banquinhos para sentar e admirar.....o verde, a paisagem.....

Ela é todinha construída em pedras...


a Mata Atlantica cortada pelo riacho....

ruínas de antigas moradias dos funcionários que construíram a estrada do mar


Vista da cidade de Cubatão ao longe...

Construção, no caminho, que é vista também  qdo passamos pela Via Anchieta, que fica bem no alto da serra. 

Vista de Cubatão

Tubulações para transporte de derivados de petróleo

calçada do Lorena em muito trechos ainda intacta, por onde passavam as mulas com carregamento de mercadorias...

RANCHO DA MAIORIDADE. Construido em 1922, seu nome é uma alusão à Estrada da maioridade que foi construida em 1846 em homenagem a maioridade de D.Pedro II.  Era uma ponto de descanso e reabastecimento durante a viagem entre S.Paulo e Santos.

A parte interna é todinha azulejada (é denominado azulejos pq na antiguidade só havia revestimentos  cerâmico na cor azul). Fazendo um pouco de fofoca histórica.... o pai do nosso D.Pedro II era um grande safado. Segundo o livro 1822 de Laurentino Gomes, D.Pedro I teve dois casamentos oficiais onde teve oito filhos com a princesa Leopoldina e l com a Amélia. Fora do casamento entre filhos naturais e bastardos, segundo o historiador ele teve 18 filhos. Alguns cronistas lhe atribuem 120 rebentos ilegitimos, cifra nunca comprovada mas não totalmente impossivel. Em menos de l ano entre novembro de 1823 e agosto de 1823, teve 3 filhos. Um com a imperatriz Leopoldina, outra com a Domitila de Castro (marquesa de Santos) e outra com a irmã da Domitila chamada Maria Benedita de Castro futura baronesa de Sorocaba. As marquesas, duquesas, baronesas eram muito santas......rsrsrsrsr...

Monumento PADRÃO LORENA, construido em 1922.  Nos azulejos há figuras dos tropeiros e mulas carregadas de mercadorias no sec. XVIII.


A curva extremamente acentuada da estrada de pedras....



ponte em madeira cruzando o riacho...

O verde da Mata Atlantica e os manacás floridos...

O manacás não são nativos da mata atlantica (tem a função de ajudar na despoluição provocada pelas industrias de Cubatão e reduzir a erosão do solo). As sementes foram jogadas de helicoptero  e para a fixação no solo, as sementes foram jogadas com gelatina.

chegando ao final da trilha ....


Muitos fazem  o caminho de retorno a pé ou seja mais 9 km de subida. Nós seguimos para o litoral para o almoço. Espero que tenham gostado das  fotos. bjs.

4 comentários:

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  2. A palavra em si, azulejo, tem origem no árabe azzelij (ou al zuleycha, al zuléija, al zulaiju, al zulaco) que significa pequena pedra polida e era usada para designar o mosaico bizantino do Próximo Oriente. É comum, no entanto, relacionar-se o termo com a palavra azul (termo persa لاژورد: lazhward, lápis-lazúli) dado grande parte da produção portuguesa de azulejo se caracterizar pelo emprego maioritário desta cor, mas a real origem da palavra é árabe.

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    1. Muito bom o seu comentário. Enriquece a postagem com a explicação que eu desconhecia. Obrigada.

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  3. Essa imensidão de verde tem muita história, muito lindo, meu sonho é conhecer.

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