terça-feira, 12 de julho de 2016

TRILHA DA CACHOEIRA DO TÚNEL - ÁGUAS DA PRATA - S.Paulo


                Nos arredores da cidade de Águas da Prata, há uma infinidade de atividades para os amantes da natureza.  Para os trilheiros aventureiros, a Trilha da Cachoeira do Túnel é uma boa dica. É uma trilha de 19 km, de nível de dificuldade difícil, no meio da Mata Atlântica, com sua flora riquíssima. Quase que totalmente trilhada no meio do rio, passando por vários obstáculos. Passamos por várias cachoeiras e quedas d'água. Algumas tivemos que subir com a ajuda de cordas e guias, uma vez que as pedras estavam muito escorregadias. Por fim chegamos no túnel, por onde o rio passa. Com a ajuda dos guias e lanternas acessas passamos por dentro do túnel, onde incomodamos muitos morcegos. Confesso que fiquei com medo. Ainda bem que não veio nenhum em cima. Dentro do túnel é muito escuro. Continuamos seguindo pelo leito do rio, sempre subindo. Chegamos na última queda d'água, onde paramos para lanchar. Comecei a sentir alguns pingos d'água. Ainda bem, que já estávamos no final da trilha beirando o rio. Dá muito medo de tromba d'água. Já na estrada de terra fomos batizados por um temporal terrível. Uma hora tomando chuva - a estradinha parecia um rio. Apesar da van estar nos aguardando no final da estrada, resolvemos seguir a pé, porque estávamos encharcados. Sãos, salvos e felizes chegamos na casa do guia Henrique,  para um almoço delicioso com direito a sobremesa.
Essa trilha só é possível acompanhada por guias de ecoturismo. Para maiores informações acesse: www.prataexpedicoes.com.br


Fizemos um pequeno percurso no meio da mata fechada até chegarmos no rio. O percurso é praticamente no meio do rio. Mas, o nível não ultrapassou os joelhos.

Fazer trilha no rio requer muito cuidado. O bastão de caminhada e uma bota boa são importantes para não torcer os pés.

Esta é a primeira queda d'água e não tem como resistir.

Parada para recuperar energias e um lanchinho. Havia muitas borboletas azuis claras, mas não consegui fotografá-las.


Árvores gigantes no meio da trilha.

Segunda queda, com um volume bem grande de água. Irresistível!!!Após o banho de cachoeira seguimos a trilha, sempre subindo.

Num trecho, havia um grande desmoronamento de árvores devido a chuva que caiu a semana inteira. Uma destruição assustadora causada pela força d'água.

Subindo mais.

Chegamos no túnel por onde corre o rio. O trem passa por cima.

Com a lanterna e com a coragem passamos por dentro do túnel, lotado de morcegos.

Outras quedas pelo caminho.


Umas frutinhas vermelhas. Disseram que frutos vermelhos na mata, geralmente são venenosos. Na antiguidade as pessoas achavam que o tomate era venenoso. A maça vermelha é deliciosa, mas a semente é venenosa. Contem cianeto. Mas, não se assuste se engolir uma. É preciso mastigar e engolir várias  delas.

Mais uma cachoeira para subir.

Aqui somente é possível com a ajuda da corda.

Pimenta do mato.

Limãozinho

Tomate de árvore. Pena que estavam verdes. A fome já estava corroendo o estômago. Saímos da trilha, pegamos a estrada de terra em direção a Estação Cascata, debaixo de um temporal medonho. Uma hora caminhando sob o temporal. Mas, toda a energia e alegria foi recuperada no final, com um delicioso almojanta na casa do guia Henrique.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário