PIRENÓPOLIS
É uma cidade no interior de Goiás que conserva todas as casinhas, no centro histórico, muito coloridas e preservadas. Uma fachada ao lado da outra, janelas e portas, dos dois lados da rua. A rua toda pavimentada por retalhos de pedras de quartzito, as famosas pedras de Pirenópolis, muito usadas na construção. A cidade é cercada por uma cadeia de montanhas, onde as belezas naturais, lindas cachoeiras, são convites para nela permanecer e explorar os arredores. A Serra dos Pireneus, recebeu esse nome dos primeiros imigrantes espanhóis residentes, talvez catalães, por lembrar da Cadeia montanhosa dos Pireneus que fica entre a França e Espanha (o inicio do caminho francês de Santiago de Compostela). A cidade de Pirenópolis vive hoje da exploração das pedras de quartzito na serra dos Pireneus e do turismo ecológico. Infelizmente, devido a chuva, somente visitei a cidade, o museu do ouro e a fazenda Babilônia.
Uma das ruas do centro histórico. Achei muito lindas essas casinhas uma ao lado da outra, sem garagem, sem quintal, sem jardim e muito conservadas. A pavimentação da rua já foi trocada, mas você verá na foto seguinte.
Algumas casinhas apresentavam uma escadinha na porta de entrada. Aqui a pavimentação ainda é com pedras de quartzito.
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, construída entre 1728 e 1732. Uma das maiores construções em taipa de pilão.
Igreja Nosso Senhor do Bonfim construída entre 1750 a 1754. Tem uma belíssima imagem do Senhor do Bonfim em tamanho natural.
A cabeça de boi é o símbolo da cidade. Nas festas das Cavalhadas, muitos usam essa fantasia. É uma festa de origem portuguesa. São jogos medievais que começaram aqui em 1826, que simbolizam a histórica luta do imperador do Ocidente Carlos Magno, contra os mouros muçulmanos, que invadiram a Península Ibérica.
É um empadão mesmo, muito grande, recheado com frango, queijo, batata, tomate, palmito e etc. Muito gostoso.
Esta é a rua das lojinhas de artesanatos. Uma rua muito bonita, calçadas por pedras provenientes daquelas montanhas vista ao fundo, a Serra dos Pireneus.
.
A Serra dos Pireneus que cerca a cidade, que me faz lembrar da difícil subida, quando fiz o Caminho de Santiago de Compostela em 2011. Este blog começou com esse caminho. Foi uma forma dos meus amigos e parentes me acompanhar dia a dia, nessa jornada. Se você tiver curiosidade acesse Blogmiaira: Caminho de Santiago.
Nenhum comentário:
Postar um comentário