MURALHAS DA CHINA- MUTIAN YU
Durante muitos anos a China teve sete reinos independentes: Chu, Qi, Wei,Han,Yan,Qin e Zhao. Para se proteger das invasões vizinhas cada reino construiu sua própria muralha, em terrenos de difícil acesso. Mas, a grande muralha da China começou a ser erguida por ordem do primeiro imperador chinês Huangdi em 220 a.C, para impedir as invasões dos bárbaros principalmente da região norte. Ele foi o responsável pela unificação da China, política e geográfíca, visto que antes era formada por sete reinos fortificados. Aproveitou as muralhas pré existentes e uniu uma as outras, chegando a aproximadamente 3 mil km. Ele morreu no ano 210 a.C e não deixou herdeiros (um filho morreu jovem e o outro se suicidou). A China passou por um período de agitações e de revolta e a construção da muralha ficou parada. Com a ascensão da dinastia Han, sua construção foi reiniciada e se prolongou por várias dinastias. Por volta do século XV, na dinastia Ming chegou aos 7 mil km. No início era feito por grandes blocos de pedras e argamassa. No final, se utilizou tijolos feitos com barro aquecido a 1150º C e argamassa feita com barro e farinha de arroz. Muitos camponeses, escravos, prisioneiros de guerra trabalharam até a exaustão, morrendo de doenças, inanição e seus corpos foram acrescentados ao entulho e aos vazios da obra, para se livrarem mais facilmente dos corpos.
Há três entradas atualmente que dá acesso a visitação. Uma é a de Badaling que fica a 80 km de Pequim, lotada de turistas. A outra é a Mutian Yu distante 90 km a nordeste de Pequim, também cheia de turistas e a terceira é a de Simantai. Fiz as duas primeiras muralhas. A de Badaling é bem íngreme, com degraus irregulares feitos de blocos de pedras de diferentes alturas. A vista é magnífica. A de Mutian Yu tem a outra opção de subir parte dela com teleférico e parte a pé (não é muito íngreme e os degraus são bem baixos e regulares). O interessante é a volta. A descida pode ser feita em um tobogã gigante, em carrinhos com freios que permitem regular a velocidade. É emocionante e seguro. Se quiser adrenalina é só soltar o freio.
É bem larga a muralha nesta região. Diferente de Badaling, onde há trechos que passa só duas pessoas.
Em alguns trechos o trilho tem pouca inclinação. A chegada é bem tranquila, sem ter que frear bruscamente
Um chinesinho com a calça rasgada em baixo. A princípio achava que era rasgada mesmo, mas na realidade elas são costuradas dessa forma mesmo. É para facilitar as mães quando a criança está deixando a fralda.
Sombrinhas coloridas para se proteger do sol. No oriente é hábito usar sombrinhas. Aqui só usamos guarda-chuvas.
Almoçamos num restaurante típico, onde as mesas são redondas e no centro há um outro vidro redondo que pode girar. Todos podem se servir sem grandes dificuldades.
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