domingo, 14 de agosto de 2016

LENÇÓIS MARANHENSES - Maranhão / como chegar


                         O Brasil tem tantos lugares maravilhosos para serem  visitados, que fica difícil escolher. Para os apaixonados por natureza e os aventureiros, os Lençóis Maranhenses é um destino imperdível. É um lugar único. Um deserto de areias brancas, que ocupa 155 mil hectares, repletos de dunas formadas pela ação dos ventos. Algumas chegam a 40 metros de altura. Nos meses de janeiro a julho chove muito e se formam várias lagoas de águas cristalinas, ora azuis ora verdes. As fotografias ou filmagens não expressam a verdadeira beleza, grandiosidade e luminosidade. É um ESPETÁCULO. O melhor acesso ao parque é pela cidade de Barreirinhas, que está localizada a 270 km de São Luís.
Como cheguei? comprei as passagens da Gol com destino a São Luís das 23h45m e chegada às 2h30 da manhã seguinte. Pela internet achei a empresa GI Connection que faz os translados para Barreirinhas, por  R$60,00. Comprei a passagem para embarcar no aeroporto e desembarcar na pousada em Barreirinhas. Embarcamos as 3h30 e desembarcamos as 7h30 na Pousada Casolare, reservada no booking.com.br.
A Pousada Casolare fica bem no centro da cidade, numa ótima localização. Não dá para alugar carro no local. Todos os passeios são feitos em jardineira 4x4, próprio para o terreno arenoso. É proibido a entrada de carros não credenciados no parque, além de ser bastante difícil  e perigoso.
Por sugestão do Rodrigo, administrador da pousada, reservei  4 passeios, um por dia. Fizemos Lagoa Azul, Praia de Atins, praia de Caburé e Lagoa Bonita. É possível também, escolher os passeios na cidade, que é lotada de agências de turismo.
Para andar na areia, o melhor é descalço. Mas, se a areia estiver quente as havaianas são as ideais. Para enfrentar o calor, shorts ou bermudas, camisetas leves, boné ( ideal devido ao vento)  e muito protetor solar.
Levar uma pequena mochila para levar água.
Os restaurantes em Barreirinhas estão localizados, principalmente, beirando o rio Preguiças, no centro. Todos recebem cartões. Mas, é sempre bom levar um pouco de dinheiro porque em Atins só aceitam dinheiro.
Pousada Casolare - Rodrigo 55-(98)91600641 whatsapp.
Rodrigokalve-7@hotmail.com

Rio Preguiças (havia muitos bichos preguiças na região). É o rio principal da cidade de Barreirinhas.
Centro de Barreirinhas vista da sacada da Pousada. No local há uma feira diária, e várias jardineiras toyota  vêm das vielas ao redor, para fazer compras. Os passeios nos Lençóis também são feitas nessas jardineiras autorizadas. Barreirinhas é a cidade mais próxima do parque e com maior infra estrutura. Dela saem todos os passeios para o Parque dos Lençóis Maranhenses.


Dunas de areias branquinhas e finas.

Lagoa Azul

Por do sol na Lagoa Azul

Praia de mar em Atins. Não há ondas, mas há muita correnteza.

Dunas na cidade de Vassouras. Na região há muitos macaquinhos atrevidos.

Praia de Caburé

Farol na cidade de Mandacaru. São 160 degraus, que vale a pena enfrentar. A vista lá do alto é belíssima.

Lagoa Bonita. O acesso é bem difícil, mas é um espetáculo.

O por do sol na Lagoa Bonita.

Eu ficaria mais 3 dias na região dos Lençois. Não foi possível, mas há lagoas muito bonitas na região de Santo Amaro e Betânia, que não pude conhecer. O ideal seria 4 dias em Barreirinhas e 3 dias em Santo Amaro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário