sábado, 29 de agosto de 2015

TREM TRANSIBERIANO - MONGÓLIA #GengisKhan


                                                O GRANDE IMPÉRIO MONGOL


           Antes de falar da viagem, propriamente dita, vou escrever um pouco a respeito do Gengis Khan, o maior conquistador, grande estrategista e guerreiro. Segundo a Revista Mundo Estranho, ele foi o guerreiro que mais territórios conquistou na história, sendo seguido pelos seus descendentes, quais aumentaram ainda mais o império. Ele nasceu em 1162, perto do Lago Baykal com o nome de Temudjin, num clã muito pobre. Naquela época, os mongóis eram nômades que viviam nas estepes da Mongólia, eram excelentes cavaleiros e arqueiros. Viviam em clãs cujo chefe era o Khan.
           Temudjin era filho de Yesugei. Yesugei roubou a esposa do Khan do clã dos Merkitas e se casou com ela (mãe de Temudjin).  Aos 9 anos ele escolheu a futura esposa chamada Borte, para se casar aos 17 anos. Mas, ficou órfão muito cedo porque o pai foi envenenado pelos tártaros. Como ele era criança, o ex-soldado do seu pai assumiu o comando, expulsando toda a família do clã. Temudjin passou toda a infância fugindo dos maltratos desse algoz. Aos 17 anos reencontrou Borte e se casou com ela. Por vingança, o Khan dos Merkitas raptou Borte. Desesperado Temudgin reuniu alguns homens e foi buscar ajuda do amigo Jamukha para resgatar sua esposa. Conseguiu derrotar os Merkitas e resgatar sua esposa com um filho e novamente grávida. Restabeleceu seu clã com mais alguns remanescentes dos Merkitas e alguns homens do seu amigo Jamukha. Isso determinou a ira do amigo e a briga entre os dois Khans, mas saiu vencedor.
       No ano de 1.206, já era um grande líder, o Grande Gengis Khan. Ele criou a hierarquia militar e administrativa, sendo o chefe de todos os generais do seu exército poderoso. Eles eram agéis cavaleiros e excelentes arqueiros.
       No ano de 1.207 a 1.208, entraram na China e quando chegaram em Pequim, com uma muralha de 12 metros de altura, o que fizeram: cercaram a cidade e impediram a entrada de alimentos, que foram usados para alimentar o seu exército. Com  a ajuda dos engenheiros chineses dissidentes, construíram catapultas e instrumentos bélicos, facilitando a tomada de Pequim.
       Avançou para Mesopotâmia. Comandou mais de 200 mil soldados e cerca de 10.000 máquinas de guerra compradas dos chineses. Matou mais de 1 milhão de pessoas. No ano de 1227, enquanto seus generais conquistavam os territórios do sul da Rússia e da Ucrânia, Gengis Khan voltou para as estepes da Mongólia para apaziguar uma revolta. Após vencer a batalha, voltou doente com febre alta e dores de cabeça, vindo a falecer. Porém,  antes de morrer, colocou seu filho Ogedei no comando.
      Ogedei expandiu o império da Síria a Indochina, da Pérsia a Sibéria, da Hungria a China. Esse império foi dividido em 4 partes, entre filhos e netos, mas não durou muito.
       No século XIV, Timur, o Coxo, alegando ser descendente de Gengis Khan, tomou o clã do império mongol e conquistou toda a Mesopotâmia, a Pérsia, o Afeganistão, o Paquistão, e o norte da Índia. Mas, surgiram os tártaros para retomar os territórios conquistados.  Os mongóis perderam os territórios conquistados por serem nômades e por não conseguirem construir indústrias de armamentos. Os hábeis cavaleiros e arqueiros ficaram obsoletos.
        Gengis Khan morreu em 18 de agosto de 1227 e todos os envolvidos no seu enterro foram mortos para manter em segredo o local onde ele foi sepultado. Até hoje, esse local não foi encontrado.
        O neto de Gengis Khan, Kublai Khan foi o que mais se destacou. Kublai assumiu a liderança em 1260 e governou por 34 anos.  Seu reino se estendia por toda a China, Coreia, Mongólia, Tibete,  regiões onde fica o Irã, Iraque, Afeganistão, leste da Turquia, oeste do Paquistão, Azerbaijão , Rússia, Cazaquistão, Ucrânia, Sibéria, parte da Bielorússia , Uzbequistão e Romênia.   Em 1.271, fundou na China a dinastia Yuan, que perdurou até 1368, quando iniciou a dinastia Ming. Ele ainda, mais se destacou por ter recebido o mercador Marco Polo, firmando a Rota da Seda, por onde ocorria todo o tipo de intercâmbio entre o oriente e o ocidente.
       Segundo estudo realizado em 2002, 8% da população que vive na região anteriormente ocupada pelo império mongol pode ser descendente de Gengis Khan (cfe. o livro The Genetic Legacy of the Mongols).

Praça Gengis Khan, considerado o grande herói pelos mongóis. O aeroporto também recebe o seu nome.


Este é o Palácio do Governo, onde funciona várias repartições administrativas também.

Uma construção moderna, onde no centro está a estátua do Gengis Khan e ao lado os generais.



Gengis Khan ( Temudjin ). Dá a impressão que ele era muito grande.




Uma senhorinha com traje de festa, aguardando a noiva.
As pessoas em traje típico de festas.



                                          Os noivos e seus padrinhos de casamento tirando fotos na praça. Nesta praça também está localizado o Palácio do Casamento.



Um comentário:

  1. PARABÉNS !!! UM BELO TRABALHO ...ISSO É CULTURA , VIAJAR É VIVER É TROCAR A ROUPA DA ALMA ..

    ResponderExcluir